KIDSEXPERIENCE@ZOO - AS TIC NO JARDIM ZOOLÓGICO


As TIC desempenham um papel central na sociedade contemporânea e as formas de comunicação, de acesso à informação e de produção de conhecimento que estas propiciam, não só estão próximas dos alunos de hoje, como nelas reside um elevado potencial para a promoção do desenvolvimento global dos indivíduos e da sociedade. Estes meios tecnológicos permitem uma educação personalizada, currículo adaptado e sistemas educacionais que são inerentemente mais criativos e dinâmicos. 
Sendo que as competências de aprendizagem para o séc. XXI são:

· Competências de Informação e Comunicação eficaz;

· Competências de Raciocínio, resolução de problemas e raciocínio;

· Competências interpessoais, colaboração e de auto-regulação;

· Uso de tecnologias;


Neste âmbito apresentamos uma nova proposta, com o apoio da Microsoft Educação, que permite trabalhar as competências em TIC, enquanto estratégia de consolidação de conhecimentos adquiridos através dos vários Programas Educativos no Jardim Zoológico. 



Kids Experience@Zoo - Os seres vivos e o meio ambiente (1ºciclo)


Vamos conhecer pormenores fascinantes e aprender mais sobre o papel dos animais na vida do Homem ao longo dos tempos, em diferentes tradições e culturas! Vamos distinguir os animais domésticos dos selvagens, aprender como se comportam como estão em família, como se alimentam, quais os sentidos mais desenvolvidos em cada espécie e ainda as suas cores e sons. Para consolidar estes conhecimentos os alunos vão criar documentos digitais originais para exprimir ideias, emoções e sentimentos utilizando as diferentes funcionalidades das ferramentas e Apps de desenho livre e produção de texto recorrendo ao sistema operativo Windows 8.1 e do Microsoft Office 2013. 



Kids Experience@Zoo – Diversidade dos seres vivos (2º ciclo)


A biodiversidade é dada a conhecer através das centenas de espécies existentes no Jardim Zoológico. Vamos conhecer os diversos habitats, os regimes alimentares, a reprodução, o revestimento, a locomoção e ainda a classificação das várias espécies, desde a pequena Mainá ao grande e pesado Hipopótamo. 
Para consolidar estes conhecimentos os alunos vão utilizar as tecnologias de informação e comunicação para apoiar processos de pesquisa, tratamento, produção e divulgação de informação, utilizando as diferentes funcionalidades das ferramentas e Apps de desenho, tratamento de imagem e produção de texto recorrendo ao sistema operativo Windows 8.1 e do Microsoft Office 2013. 



Kids Experience@Zoo - Biodiversidade e ecossistemas (3º ciclo)


Vamos refletir sobre os fatores abióticos e bióticos que afetam as diferentes espécies, bem como sobre as cadeias e teias alimentares em que estas se englobam! Vamos ainda ponderar sobre as atuais perturbações no equilíbrio dos ecossistemas e como é que estas afetam os animais que partilham connosco o Planeta; o que podemos fazer para desenvolver uma visão sistémica da Natureza e ainda como podemos contribuir para a sustentabilidade da Vida na Terra. 
Para consolidar estes conhecimentos os alunos vão classificar, categorizar e organizar a informação selecionada, recorrendo a ferramentas digitais e Apps adequadas, tais como programas de gráficos, de criação de mapas conceptuais, recorrendo ao sistema operativo Windows 8.1 e do Microsoft Office 2013.


Reuna já a sua turma e contacte o centro Pedagógico para a marcação do Kids Experience@Zoo. Para mais informações consulte aqui