QUE FRIO!



O outono chegou e com ele o tempo frio e chuvoso! Tal como nós os animais também se adaptam ao clima mais frio. Há aqueles que dormem mais, os que se tapam como nós com mantas naturais, e até os que se banham em águas quentes para se aquecerem.


Há quem se recolha e durma…
A cria do Canguru-de-bennet passa por 30 dias de gestação e 280 dias dentro da bolsa marsupial. Mas, quando as progenitoras acasalam no fim da época reprodutiva só nascem 8 meses depois, na época seguinte. Ficam em latência embrionária por haver pouca disponibilidade de alimento!

O Urso-pardo para manter a temperatura corporal precisa de muito alimento, pois é muito pesado. No inverno, é difícil obter essa energia dos alimentos e por isso entra num estado de letargia (uma espécie de hibernação). Nesta época, até os batimentos cardíacos são reduzidos ao mínimo para poupar energia!

Nos meses mais frios o Aligátor-do-mississipi não precisa de comer. Normalmente, durante o inverno, hiberna e sobrevive à custa das reservas de gordura que acumula durante o verão. Mesmo a temperaturas negativas, consegue sobreviver, deixando só as narinas fora de água!


Há também aqueles que têm mantas naturais…
O Leopardo-das-neves tem pelo denso e espesso, e cauda muito longa (pode chegar a 1m), que usa para aumentar a temperatura corporal como um cachecol. No focinho curto a cavidade nasal é larga, permitindo que o ar que respira seja aquecido antes de continuar pelas vias respiratórias.

O Camelo vive num local onde as temperaturas variam entre os -29ºC e os 38ºC. No inverno, conta com o seu pelo denso, espesso e comprido para se aquecer. As sobrancelhas são espessas, as pestanas duplas, e conseguem  fechar firmemente as narinas e os lábios! Estas adaptações são uma grande proteção face às tempestades de areia que frequentemente enfrentam.

O Bisonte-americano ganha uma manta. No inverno cresce uma pelagem espessa e comprida. O comprimento do pelo de um macho adulto chega aos 40 cm na cabeça, 25 cm nos membros anteriores, e 20 cm nos quartos traseiros!


Ainda há os que preferem ir a banhos quentes…
O Macaco-do-japão tem de suportar temperaturas de –15ºC no inverno. Nessa altura, a sua pelagem fica muito densa e forte. Alguns utilizam as águas termais quentes do habitat para manterem a sua temperatura corporal.