Follow by Email

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia dos Oceanos


A maior diversidade de vida na Terra está no mar. Os oceanos cobrem mais de 70% do nosso planeta, são o seu maior habitat!

Quem diria que o maior de todos os habitats está em risco? É verdade, o aquecimento global e as alterações climáticas são ameaças silenciosas à vida nos oceanos que, em conjunto com a poluição e a sobre exploração pesqueira, estão a destruir este imenso azul.

O Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para chamar a atenção de todos, internacionalmente, para os desafios que se apresentam no que diz respeito à conservação dos Oceanos. Informa-te e faz a tua parte!

Durante anos utilizámos os oceanos como caixotes do lixo e locais de recreio, víamo-los como eternos e uma fonte inesgotável de alimento. Hoje em dia, sabemos que estão em perigo bem como toda a vida animal e vegetal a ele associada. O nosso desafio é tentar reparar os estragos causados ao longo de tanto tempo e trabalhar para que voltem a ser lugares limpos e saudáveis.

Juntos fazemos a diferença. Sabias que o lixo que deitas no mar é responsável pela morte de inúmeros animais marinhos, incluindo aves e mamíferos marinhos? E que mais de 75% dos stocks de pesca do Planeta estão sobre explorados? E se te disséssemos que apenas 1% dos mares e oceanos está legalmente protegido como Reserva marinha?

Apesar dos desafios sabemos que juntos, podemos proteger os oceanos e a vida marinha. O dia 8 de junho serve para nos relembrar desta missão e da importância do que cada um de nós faz para a proteção do maior habitat do Planeta: os Oceanos.

Deixamos-te com um pequeno vídeo em que podes conhecer mais acerca do Golfinho-roaz, uma de entre tantas espécies, cuja sobrevivência depende da conservação dos Oceanos.


Junta-te ao Jardim Zoológico na Conservação dos Oceanos!