Na Rota dos Descobrimentos

“E assim seguimos nosso caminho, por este mar de longo, até que terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, topamos alguns sinais de terra, estando da dita Ilha - segundo os pilotos diziam, obra de 660 ou 670 léguas - os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, e assim mesmo outras a que dão o nome de rabo-de-asno. E quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves a que chamam furabuchos. [...] Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali.” - 

Excerto da Carta a EL-Rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha
Urubu-rei (Sarcoramphus papa) poderia ser uma das aves referidas nos textos como furabuchos



Os portugueses foram os primeiros descobridores das terras que circundavam o Mar Atlântico e das ilhas que nele afloravam. Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de conquistas realizadas pelos portugueses em viagens e explorações marítimas entre 1415 e 1543 que começaram com a conquista de Ceuta em África.

Os portugueses ficaram conhecidos como aqueles que deram novos mundos ao mundo e isto implicou uma mudança radical na conceção da Terra.
Os sábios da época descobriram e catalogaram uma diversidade imensa de formas de vida, animais, plantas, que ditam as grandes transformações da modernidade.

Na Rota dos Descobrimentos é um dos nossos programas escolares para o 2º ciclo em que o tema dos Descobrimentos é o pano de fundo para uma visita guiada pelas espécies que habitam os novos mundos descobertos pelas caravelas portuguesas. Durante este programa ficamos não só a conhecer a história dos Descobrimentos pela ótica da Biodiversidade mas também a história e evolução dos parques zoológicos desde essa época até à atualidade, sublinhando a importância das nossas principais funções - investigar, educar e conservar. Para além de gratuitos para as escolas, os nossos programas educativos são interdisciplinares podendo complementar tanto uma aula de Ciências da Natureza como servir de cenário para uma aula de história sobre os Descobrimentos.

Poderá ficar a conhecer este e outros programas escolares na nossa brochura aqui.

217232960 é o número que deverá ligar para marcação de programas escolares.

Ficamos à vossa espera!