Não desperdice água

No dia 22 de março assinalou-se o Dia Mundial da Água e foram publicamente revelados os desperdícios do consumo de água em Portugal. O número é assustador, são mais de 400 milhões de litros de água desperdiçados, todos os dias, em roturas e fugas nas redes municipais, ou seja um em cada cinco litros de água potável, perde-se pelo caminho, não chegando às torneiras.


É urgente reduzir o consumo de água e evitar os desperdícios!

Sabia que apenas 1% da água disponível na Terra pode servir para utilização Humana? 
A poluição, a má gestão e as alterações climáticas estão a diminuir a disponibilidade dos recursos hídricos do Planeta. A água está em risco de se tornar num bem escasso.

Utilize detergentes amigos do Ambiente, sem cloro e sem fosfatos. Tome duche em vez de banho de imersão. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou se ensaboa. Rentabilize as máquinas de lavar roupa e loiça, ligue-as apenas quando totalmente carregadas. 


Coloque uma garrafa de 1,5 L dentro do seu autoclismo ou utilize a descarga económica sempre que possível. 
Introduza produtos de agricultura biológica na sua alimentação (milhões de toneladas de produtos tóxicos são aplicados anualmente nas produções intensivas). 

Não deite óleo alimentar no lava-loiça da sua cozinha! Estes óleos podem ser reciclados e transformados. Quando são deitados pela canalização vão poluir e obstruir as redes de drenagem de águas residuais. Se não tiver um oleão perto de si, o melhor é deitá-lo no contentor do lixo orgânico, dentro de uma garrafa fechada.