Queridos, vamos mudar a casa?


 Na casa onde vivo ouço muito barulho, tanto de noite como de dia, e não são os cantos das aves, são buzinas, motores de veículos que para além de ensurdecedores também poluem o ar que respiro. Em algumas divisões desta casa os gases e fumos são tantos que quem lá entra tem que usar máscaras para se proteger. Há pessoas por todo o lado, alguns movem-se de carro, outros de mota, outros cortam árvores, muitos deixam as luzes acesas de todas as divisões e as torneiras a pingar. Há quem deixe lixo espalhado pelo chão e até quem deite detritos nas muitas piscinas naturais dos meus jardins. Todas as divisões da minha casa, que é enorme, têm quintal com terra para cultivar, mas muitos dos meus inquilinos preferem abandonar o quintal e ir aos quintais dos vizinhos, muitas vezes de carro ou mota, gastar dinheiro para comprar frutas, legumes e outros produtos necessários. Há ainda aqueles que cimentam os quintais e constroem anexos para servir de armazém ou escritórios, ficando sem espaço exterior natural.
Sabem qual é a minha casa de sonho?

A minha casa de sonho é limpa, tem várias piscinas naturais onde me posso refrescar em dias de calor, o teto é translúcido e deixa passar muita luz natural, de dia o sol aquece-me e de noite consigo ver a luz da lua e das estrelas. Na minha casa de sonho, há jardins com uma grande diversidade de plantas e de animais, onde também posso cultivar tudo o que como.

A casa onde vivo chama-se Terra e gostava que todos percebessem que ela não é só a minha casa, mas a casa de todas as formas de vida que habitam no nosso planeta.

A maioria das pessoas estraga-a sem se lembrar que ela não é só sua. Queridos, vamos mudar a nossa casa? Mudando os nossos comportamentos, com pequenas ações conseguiremos grandes mudanças.

Sabiam que as embalagens do nosso champô recicladas podem ser transformadas em cabides? E que as embalagens do iogurte recicladas podem ser transformadas em cercas de jardim? Sabiam que as latas de sumo recicladas, podem ser transformadas em bicicletas ou que as garrafas de água recicladas, podem ser transformadas em camisolas? A regra é muito simples, basta reduzir, reutilizar e reciclar!

Hoje assinalamos o Dia mundial da Terra apelando aos leitores que mudem comportamentos. Aqueles que já o fazem podem partilhar connosco enviando comentários. Tens tentado diminuir a tua pegada ecológica? Conta-nos como.