Dia Mundial do Ambiente 2015 Sete mil milhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação.




Desde 1972, que se celebra hoje, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente. Todos os anos, o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) lança um novo tema para este dia. O objectivo é que, a cada ano, seja discutido um tema específico e criadas estratégias e medidas globais a favor do Ambiente.
Este evento – o Dia Mundial do Ambiente , é comemorado em mais de 100 países diferentes, que concentram esforços para promover a consciencialização mundial para questões ambientais específicas.

Em 2015, «Sete mil milhões de Sonhos. Um só Planeta. Consuma com moderação!»  foi o tema escolhido, e visa realçar o impacto das atividades humanas sobre o Planeta. Hoje, dia 5 de junho de 2015, faz-se uma chamada de atenção global para a consequência das nossas ações sobre o Planeta.

As nossas atividades económicas e os nossos padrões de consumo, refletem-se muito facilmente de forma negativa sobre a Terra. O equilíbrio dos ecossistemas terrestres e marinhos é constantemente abalado pelo Homem. Pelas suas pequenas ações diárias e hábitos enraizados que se revelam muitíssimo prejudiciais para o Ambiente e em última instância para nós próprios.

O Dia Mundial do Ambiente 2015, tem como missão recordar-nos disso mesmo. A forma como o Homem gere os recursos naturais do planeta influencia diretamente o bem-estar da humanidade. Todos contamos. E tudo o que fazemos importa. As nossas escolhas, a cada minuto, influenciam a vida de pessoas, animais, habitats, e toda a Natureza.
 A Sociedade Ponto Verde, um valioso parceiro nesta missão, juntou-se ao Jardim Zoológico não só para celebrar o seu aniversário, mas também para marcar este dia. No Bosque Encantado do Jardim Zoológico, toda a dinâmica da separação de resíduos e a reciclagem são tratadas de forma divertida para que ninguém se esqueça do que tem a fazer quando, por exemplo, acabar um pacote de sumo ou imprimir uma folha de que já não precisa. Os 3 R’s continuam a ser uma das máximas mais valiosas das boas práticas ambientais: Reduzir, reutilizar e reciclar.

Ainda não reduziste o teu consumo? De água, de electricidade, mas também de embalagens de plástico e tantos outros materiais. Começa já! Conheces alguém que ainda não faz separação de lixo e não utiliza o ecoponto? Explica-lhe a importância destes pequenos gestos e como eles se tornam aliados fundamentais para a conservação da Natureza!

Faz de todos os dias, o Dia Mundial do Ambiente!

Junta-te ao Jardim Zoológico e à Sociedade Ponto Verde até dia 7 de Junho, e diverte-te a reciclar no Bosque Encantado.