ANIMAIS DE OUTONO

Afinal o outono também é uma época de abundância ao contrário do que pensamos ao contemplar as árvores nuas e as folhas secas no chão.

Enquanto as árvores de folha caduca perdem as suas folhas ao sabor do vento frio que já se faz sentir nesta estação, muito mais do que imaginamos acontece no bosque mediterrânico.

É uma boa altura para se observar a vida selvagem, apesar do frio que se começa a fazer sentir, a natureza está repleta de bons alimentos como diversos frutos vermelhos e tal como as folhas, as castanhas e as bolotas começam a cair, o que atrai bastantes animais à procura de alimento para armazenar para o Inverno que se avizinha.

Não são só os conhecidos esquilos que aproveitam esta abundância de frutos secos e podem mais facilmente ser avistados nesta estação do ano.


Durante o Outono nos montados de azinho e sobro o veado (Cervus elaphus hispanicus) encontra um importante recurso alimentar - a bolota. Além disso é nesta estação do ano, de finais de Setembro a Novembro, que acontece a famosa brama dos veados. A brama acontece durante o período reprodutivo dos veados. Nesta altura, os machos escolhem locais descampados e vocalizam bastante alto lutando uns com os outros. Estes comportamentos servem para defender territórios com melhores condições e para atrair as fêmeas. Os melhores períodos de observação são ao final do dia, ou de madrugada antes do sol nascer.
[​IMG]
Veado-vermelho
Outro símbolo da mudança de estação, tal como acontece na primavera, é a chegada de aves invernantes ou migratórias que passam pelo nosso país. A chegada das estações frias não representa apenas a partida de muitas espécies de aves para territórios mais quentes, como África, mas também a chegada de muitas outras que nidificam habitualmente em países onde a neve faz escassear os alimentos, como no Norte da Europa. Estas aves rumam para o sul da Europa, sendo o nosso país um dos eleitos para passarem o Inverno.


Abibe

São imensas as espécies que por aqui passam ou ficam durante o Inverno, mas uma das primeiras a chegar é o Abibe (Vanellus vanellus) mais conhecida entre nós como Ave-fria, precisamente porque anuncia a chegada do tempo frio.

Não se deixe intimidar pelo frio que se avizinha e sempre que puder dê um passeio pela natureza, há muito para ver. Se não conseguir ir tão longe, venha ao Jardim Zoológico, a natureza aqui também espera por si sempre com muitas novidades seja qual for a estação do ano.