DA ESTEPE AO DESERTO



As estepes representam muitas vezes zonas de transição vegetativa e climática entre as savanas e os desertos. São planícies compostas por algumas árvores largamente espaçadas e com algumas herbáceas e pequenos bosques. 

Já os desertos são zonas onde existe apenas uma estação durante o ano, marcada pelas grandes amplitudes térmicas ao longo do dia e a baixa  pluviosidade que condiciona as formas de vida aí existente. Quanto ao solo, pode ser predominantemente constituído de areia ou rocha.

Podemos então ser levados a pensar que são zonas desprovidas de vida e preenchidas por areia mas quais são na realidade as suas características?

Alguns desertos do nosso planeta são muito conhecidos, como é o caso da Antártida, que é um deserto gelado e também o maior do nosso planeta, situa-se no Pólo sul. O deserto do Saara e Calaári, encontram-se no continente Africano. Na Ásia, Mongólia, encontramos o deserto do Gobi.

Num deserto arenoso, podemos encontrar plantas que se especializaram no armazenamento, do seu bem mais precioso e escasso que é a água, exemplo disso são os saguaros ou as iúcas. Também os animais colonizaram este habitat, são exemplo disso, o Monstro-de-gila e o Órix-arábia, ambos podem ser observados aqui no Jardim Zoológico. O Monstro-de-gila, armazena na sua cauda reservas de gordura que lhe são cruciais para a sua sobrevivência em alturas de carência, nas quais se refugia debaixo do solo. O Órix-arábia ocorre no deserto do Calaari e Karoo e estepes onde se alimenta de arbustos e herbáceas, pode também procurar raízes e bolbos que são ricos em água.
O Órix-da-arábia é uma espécie que já esteve localmente extinta e foi reintroduzido com sucesso, pelo Jardim Zoológico, no Qatar.