O Zoo vai à escola (também em modo virtual)



O Projeto “O Zoo vai à Escola” tem um novo fôlego. Agora, este programa educativo que consistia em sessões temáticas e atividades educativas lúdicas realizadas por educadores do Jardim zoológico na escola, ganhou um novo ânimo. O Zoo agora vai também à escola virtualmente. Este projeto único no país pretende aproximar os estudantes dos animais do Jardim Zoológico de Lisboa através de programas educativos por videoconferência, aplicando as potencialidades da tecnologia.

Foram 16 os alunos do grupo de Educação Especial da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos e da Escola Secundária José Belchior de São Brás de Alportel, no Algarve, que inauguraram este programa no dia 1 de dezembro. A temática dos Mamíferos foi escolhida para dar início a um conjunto de cinco sessões onde os alunos de São Brás de Alportel vão poder explorar também outras temáticas como as aves, os répteis e anfíbios e os artrópodes. No final, estes alunos vão ainda consolidar todos estes conhecimentos no Jardim Zoológico, quando tiverem oportunidade de ver tudo de novo, desta vez fisicamente num programa educativo escolar com um dos nossos Educadores Zoológicos. Veja a notícia aqui.

O Programa Educativo do Jardim Zoológico, para escolas, é reconhecido pelo Ministério de Educação pelo paralelismo pedagógico entre os conteúdos veiculados e os curricula escolares para além de desempenhar um importante papel  no âmbito da Educação Ambiental na educação pré escolar, nos ensinos básico e secundário. Esta iniciativa pioneira em Portugal está disponível para todas as escolas do ensino pré escolar ao ensino secundário.

Durante as sessões os Educadores do Zoo irão dar uma aula ao vivo, junto às instalações das várias espécies que aqui habitam, numa perspectiva de contextualização das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula. 
Pode marcar a sua aula virtual ao Jardim Zoológico aqui.