22 DE ABRIL | DIA INTERNACIONAL DA MÃE TERRA

O Dia internacional da Mãe Terra – este é o seu nome oficial – só existe desde 2009. Foi criado pela ONU para sensibilizar toda a população para os problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta atualmente e lembrar que todos somos responsáveis, promovendo a mudança de hábitos e valores.

No entanto esta data não foi escolhida ao acaso, existe uma razão que fundamenta esta escolha. No dia 22 de Abril de 1970, após um desastre ambiental nos EUA, o senador Gaylord Nelson lançou uma campanha ambiental e convocou o país a manifestar-se contra a poluição e destruição do planeta. A esta convocatória responderam cerca de 20 milhões de pessoas que saíram à rua para defender a Terra.


São inúmeras as ameaças que colocam em perigo o ambiente. A mudança do planeta é inevitável, estas alterações provocadas por catástrofes naturais que muitas vezes levam à extinção de espécies e alteração da configuração das placas continentais são necessárias para que o planeta sobreviva, no entanto o homem com a utilização desmedida dos recursos naturais está a acelerar este processo de forma destrutiva, aí reside o perigo!


O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes como vulcanismo, abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés e a ação do homem que são responsáveis pela sua formação, desgaste e mudança. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciares e estará a caminho de outro se não conseguirmos reverter o processo de destruição em que se encontra.

Faça a diferença como nós! Para além da nossa missão principal, a conservação da Biodiversidade, a educação ambiental aqui não só se transmite como se pratica.


Assinalamos este dia partilhando 22 das nossas boas práticas.

Sabia que o Jardim Zoológico:


  1. Faz separação de lixo em orgânico, embalagens, papel e cartão, vidro e pilhas?
  2. Tem painéis solares em funcionamento?
  3. Tem um parque para bicicletas?
  4. Promove a utilização de transportes públicos através de parcerias que garantem preços melhores a quem aqui se desloque de comboio?
  5. Que as folhas secas dos Plátanos do Jardim são utilizadas como substrato em instalações para tartarugas terrestres?
  6. Sabia que as penas e o pelo das mudas de alguns animais são utilizados como Enriquecimento ambiental para outras espécies, como as penas de flamingo na instalação das Chitas?
  7. Sabia que a compostagem no Jardim Zoológico é feita com materiais variados como fezes de animais e material vegetal recolhido no parque?
  8. Sabia que o adubo resultante da compostagem é utilizado para as zonas ajardinadas?
  9. Sabia que o excesso de vegetação vai para queimadas controladas permitindo assim o seu reaproveitamento para compostagem?
  10. Utilizam-se sistemas de aproveitamento das águas pluviais para a rega dos espaços verdes?
  11. A cada 1,8 horas toda a água do delfinário é tratada através de um sistema de filtros e ozono?
  12. As camas dos primatas e felinos nas instalações interiores são feitas de plástico reciclado?
  13. Os bebedouros de muitos animais repõem automaticamente a água consumida conforme suas necessidades evitando-se desperdício?
  14. Os produtos hortícolas da nossa Quintinha servem de alimento para os animais? Assim, como os ovos de galinha e codorniz produzidos.
  15. Alguns materiais utilizados em escritório como rolo de papel higiénico e papel usado triturado são usados depois pelos animais para enriquecimento ambiental ou para complementar o substrato de instalações?
  16. Existe em várias instalações água em circuito fechado, podendo assim ser maximizada a sua utilização?
  17. As folhas de jornal são utilizadas para limpar vidros e instalações?
  18. As folhas de jornal e de papel triturado são utilizadas como substrato para alguns animais?
  19. No WC, as torneiras funcionam com temporizador evitando desperdício de água.
  20. O óleo alimentar usado é enviado para reciclagem?
  21. Que os troncos e ramos das árvores podadas ou cortadas no Jardim Zoológico permite a construção de   poleiros e outro mobiliário para instalações de aves e outros animais?
  22. O fundo do nosso blogue é preto porque gasta menos energia que um fundo claro?