Follow by Email

sábado, 28 de maio de 2016

Dedicado aos teus 132 anos!

Eu costumava ver um por do sol lindo, o céu pintava-se de vermelho e ao longe só se vislumbravam as sombras das acácias. Quando a noite caía, o calor abrandava e o meu portador descansava.

Certa madrugada, antes do sol nascer, ouvi vários tiros e quando dei por mim estava manchado de vermelho, colocaram-me fechado num saco onde só havia escuridão. Durante muito tempo senti que me mudavam de lugar para lugar, mas eu nunca percebia onde estava; apenas sei que já não estava na savana, os aromas e os sons que me rodeavam eram diferentes, havia demasiado barulho e eu estava exausto.

Finalmente um dia tiraram-me do saco e um homem cortou-me em pedaços, fui limado, envernizado e mudei de forma. Viajei por muitos locais diferentes, pendurado como adorno em fios e pulseiras, até que um dia fiquei esquecido dentro de uma caixa.

Muito tempo passou, talvez uma centena de anos até que alguém se lembrou de mim, abriu a caixa e limpou-me o pó acumulado.

Fui levado por uma jovem para um local no meio de uma cidade, onde pela primeira vez em muito tempo voltei a sentir aqueles aromas de África. Não era a savana mas tinha os mesmos sons, eu ouvi, cheirei e vi novamente os elefantes!

De repente vi-me no Jardim Zoológico com mil olhos postos em mim e percebi que me tinha tornado num grande símbolo! Eu lembrava a todos a grande ameaça dos meus portadores originais.É por minha causa que o Elefante-africano está tão ameaçado, pelo valor que as pessoas que me usaram me deram, porque eu simbolizo a vaidade, porque eu simbolizo a riqueza e o poder na sociedade dos homens, a savana está cada vez mais pobre!

O meu consolo é saber que agora sirvo para sensibilizar e educar para a conservação da natureza, para que as novas gerações não permitam que a minha história se repita!

Não é por acaso que o Elefante é o nosso símbolo! Hoje e todos os dias o Jardim Zoológico está de parabéns, não apenas pelos seus 132 anos, mas também pela sua grande missão que é conservar aquilo que de mais precioso temos, a Natureza!


Resultado de imagem para simbolo do jardim zoologico

Sem comentários: