Follow by Email

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Na sala de aula a criatividade é o limite!

Aos professores que queiram diversificar estratégias na sua sala de aula sugerimos algumas atividades que vão de encontro às metas curriculares do programa da disciplina de Ciências Naturais do 5º ano. 

Domínio "Diversidade de Seres Vivos e suas interações com o Meio" 
Objetivos: identificar e compreender os conceitos de biodiversidade e habitat;
Reconhecer a importância da conservação da biodiversidade animal. 
Desenvolvimento das competências de apresentação oral, pesquisa, criatividade e de expressão plástica.

Conteúdos: adquirir conhecimentos  sobre os  répteis  identificando as suas principais características e ameaças. Reconhecer e compreender diversos estatutos de conservação.

Recursos: Manual escolar, outra bibliografia e internet para pesquisa em casa. Materiais necessários à realização das tarefas criadas pelos alunos.

Atividade dinâmica:

Juntam-se as crianças em pares. Cada par recebe uma fotografia de um réptil. Uma das crianças terá como trabalho de pesquisa em casa informação  sobre  o regime  alimentar,  habitat  e  estatuto  de  conservação do animal que lhe calhou. A outra criança terá como trabalho em casa criar 1 tarefa/atividade para os colegas executarem na sala de aula que represente algo sobre o réptil que lhe calhou. Alguns exemplos de tarefas possíveis são: escolher um par de colegas e cada um ter que pintar no braço do outro o padrão da cobra-coral e da falsa-coral. Fazer uma corrida entre os colegas transportando uma batata numa colher com a boca de uma ponta da sala à outra, simulando os cuidados parentais dos crocodilos, entre outras, a criatividade é o limite.
De cada vez que um par apresentar à turma o seu trabalho a professora dá uma medalha de uma cor correspondente  ao  estatuto  de  conservação.  Se a espécie estiver criticamente em perigo ou em perigo, recebem uma medalha vermelha. Se estiver vulnerável ou quase ameaçada, a medalha será amarela, e se for pouco preocupante, recebem uma medalha verde.

Atividade plástica (90 min):

Material:
·        Cartão reciclado (rolos de papel cortados, caixas de cereais, etc)
·        Folha branca
·        Marcador preto
·        Cola branca ou líquida
·        Pincéis
·        Tintas


Nota: Atividades adaptadas das planificações das animadoras do ATL do Zoo, Beatriz Pinto (dinâmica) e Catarina Ramalho (plástica).

Sem comentários: