O DIA MUNDIAL DO RINOCERONTE







O Dia Mundial do Rinoceronte comemorou-se no passado dia 22 de setembro. De forma a assinalar a data, o Jardim Zoológico recebeu o evento público que marcou o início do ano letivo 2017/2018 do Greene’s Tutorial College, padrinho do Rinoceronte-branco.

Este evento marca o início de uma campanha internacional de 6 meses que procura chamar à atenção para as ameaças à sobrevivência do Rinoceronte-branco (Ceratotherium simum), sensibilizando para a temática e incentivando à ação. O trabalho desenvolvido procura dotar os alunos de uma capacidade de comunicação eficaz e de competências de liderança.

A apresentação de duas alunas do Greene's Tutorial College















De forma a sensibilizar e inspirar os alunos para o trabalho a desenvolver ao longo da campanha, o evento contou com a participação de instituições com trabalho notório desenvolvido na área da conservação. A Dra. Jana A. Pretorius, fundadora da instituição Rhino Pride Foundation Trust, deu o seu testemunho pessoal sobre as dificuldades que diariamente enfrenta no seu trabalho de recuperação de crias de Rinoceronte cujas progenitoras são mortas devido à caça para o comércio ilegal. A WWF Portugal fez-se representar pela Bióloga Marinha Rita Sá que procurou sensibilizar os presentes para a conservação dos oceanos, através da adopção de medidas de redução e consumo consciente. O Jardim Zoológico esteve representado pelo Biólogo Diogo Gomes que abordou temáticas como a evolução dos Zoos, o trabalho de conservação do Jardim Zoológico e alguns projetos de reintrodução de animais no habitat natural. A Save the Rhino fez-se representar por um vídeo de sensibilização onde reforça as dificuldades encontradas no trabalho in situ apontadas pela Dra. Jana Pretorius reforçando ainda a educação como ferramenta indispensável para a conservação.



Dra. Jana A. Pretorius (à esquerda) | Biólogo Diogo Gomes (à direita)



No final, só vamos conservar aquilo que amarmos; Só vamos amar aquilo que compreendermos. Só vamos compreender aquilo que nos ensinaram.


Baba Dioum, Conservacionista Senegalês


No Jardim Zoológico existem atualmente duas espécies de Rinoceronte: o Rinoceronte-indiano, Rhinoceros unicornis, cuja área de distribuição está reduzida ao Nepal e ao nordeste da Índia, e o Rinoceronte-branco, Ceratotherium simum, originário da África do Sul. No passado, o Jardim Zoológico teve ao seu cuidado animais de uma terceira espécie, o Rinoceronte-negro, Dicerosbicornis. Em 1991 a fêmea de Rinoceronte-negro que o Jardim Zoológico tinha a seu cargo foi reintroduzida em habitat natural, em África. Deste modo o Jardim Zoológico exerceu de forma direta um papel ativo na conservação da espécie. Desde então, a fêmea já contribuiu com pelo menos 5 novas crias, fundamentais para a sobrevivência da espécie classificada como Criticamente em Perigo.




Rinoceronte-branco, Ceratotherium simum (à esquerda) |  Rinoceronte-indiano, Rhinoceros unicornis (à direita)