JOEL SARTORE FOTOGRAFA NO JARDIM ZOOLÓGICO PARA O PROJETO PHOTO ARK



Joel Sartore | fotografa uma Impala-de-face-negra macho para o projeto Photo Ark

Após marcar presença na inauguração do Projeto Photo Ark na Galeria da Biodiversidade, no Porto, Joel Sartore viajou até Lisboa para fotografar 11 espécies no Jardim Zoológico.

No dia 18 de outubro o Jardim Zoológico recebeu Joel Sartore para a realização de uma sessão fotográfica no âmbito do Projeto Photo Ark. O objectivo; fotografar 11 espécies diferentes, com os mais variados estatutos de conservação. As fotografias conseguidas vão integrar o projeto na exposição mundial, que abriu ao público, na Galeria da Biodiversidade, no Porto, no dia 18 de outubro, e onde permanecerá até dia 29 de abril.

Esta mostra engloba cerca de 40 fotografias, infografias e vídeos das mais diferentes espécies, através dos quais os visitantes podem ficar a saber mais sobre as mesmas. A missão do fotógrafo Joel Sartore, mentor do projeto Photo Ark é sensibilizar o público para a extinção das espécies que fotografa e promover a sua conservação.

Exposição Photo Ark, Galeria da Biodiversidade, Porto

PROJETO PHOTO ARK

O projeto Photo Ark nasceu pelas mãos de Joel Sartore com a missão de fotografar as espécies ameaçadas ou em perigo de extinção do mundo, sublinhando as características que as tornam únicas, sensibilizando para a sua conservação. As fotos são realizadas sobre o fundo preto ou branco porque, segundo o fotografo, "sem nenhum elemento de comparação, uma formiga é tão grande e tão importante como um elefante. Deste modo, não há distrações e podemos olhar nos olhos dos animais."

O projeto teve início em 2006 e, no passado mês de setembro, o fotógrafo da National Geographic capturou com a sua lente o 7.000.º animal.

O objetivo de Joel Sartore é reunir no Photo Ark 12 mil fotografias de diferentes espécies oriundas de todo o mundo. Para o fotógrafo este é o momento de agir: “Esta é a melhor altura para salvarmos espécies porque são tantas as que precisam da nossa ajuda."


Joel Sartore | Making of Photo Ark

ANIMAIS FOTOGRAFADOS 


              Girafa-de-angola                                 Leopardo-da-pérsia                             Lobo-ibérico                            Leão-africano                                                             













           Impala-de-face-negra                           Macaco-de-nariz-branco                       Gralha-negra                            Milhafre-negro                                         





Tartaruga-de-lama-de-adanson                Caimão-anão                           Serpente-rei-oriental         



JOEL SARTORE

Joel Sartore é um conceituado fotógrafo, porta-voz, autor, professor, conservador, parceiro e colaborador regular da Revista da National Geographic há mais de 20 anos.
Desde cedo, Joel Sartore revelou interesse pela natureza e os seus primeiros trabalhos para a National Geographic introduziram-no na fotografia de natureza. Desde então, muitas cicatrizes e sustos depois, já teve oportunidade de fotografar uma vasta variedade de espécies como lobos, ursos, leões elefantes e ursos polares.

Em 2006, abraçou o projeto de criar uma documentação fotográfica de 12 mil espécies de animais cativos e em vias de extinção. O   resultado é a maior “arca fotográfica” de animais do mundo.