JARDIM ZOOLÓGICO VISITA 9 PAÍSES EM 48 H | SKYPE-A-THON







Biodiversidade e ecossistemas além fronteiras: escolas de todo o mundo vão realizar visitas virtuais à morada mais selvagem de Lisboa


Nos dias 28 e 29 de Novembro, o Jardim Zoológico vai receber o Microsoft Global Event Skype-a-thon, um evento educativo internacional que convida estudantes e educadores de todo o mundo a viajar virtualmente, por várias zonas do globo.

Durante as 48h do Skype-a-thon, o Jardim Zoológico vai ser visitado por 9 países diferentes: Portugal, Irlanda, Inglaterra, EUA, Índia, Geórgia, Canadá, Chipre e Sérvia, cumprindo cerca de 35545 milhas virtuais (57200 km) do objetivo mundial de 10 milhões de milhas. Esta iniciativa vai levar milhares de alunos a sair das quatro paredes da sala, provando como a tecnologia pode ser usada para reforçar a experiência educativa e promover a cidadania global.

As visitas, “Virtual Field Trips”, vão poder ser efetuadas sob vários temas, adaptados aos diversos níveis de ensino: Biodiversidade e Ecossistemas, para alunos de todas as idades; Na Rota de Darwin, para alunos a partir dos 14 anos; e o Reino do Jardim dos Animais, para alunos do pré escolar.

O Jardim Zoológico vai, assim, possibilitar a estudantes de vários pontos do globo ser acompanhados por um Educador/Biólogo que, através de videochamada, fará uma visita pedagógica pelas diversas instalações. Ao longo do trajeto, os alunos vão aprender sobre os diferentes habitatsdietareproduçãorevestimentolocomoção e até mesmo a classificação de várias espécies, desde a menor à maior e mais pesada, para além de reflectirem sobre a atual perturbação no equilíbrio dos ecossistemas e como estes afetam os animais que compartilham o planeta connosco, bem como o que podemos fazer para desenvolver uma visão sistémica da natureza.

O programa educativo promovido pelo Jardim Zoológico, na sua vertente dirigida a escolas, é reconhecido de Utilidade Educativa pelo Ministério de Educação, devido ao paralelismo pedagógico com os currículos escolares e por desempenhar um papel fundamental no âmbito da educação ambiental, na educação pré-escolar , nos ensinos básico e secundário.



Dra. Antonieta Costa,
Responsável pelo Centro Pedagógico

"A capacidade de inspirar as pessoas a agir em favor da biodiversidade e de as sensibilizar para temáticas ambientais, depende diretamente de estratégias de aprendizagem inovadoras. Este evento é muito importante para podermos levar mais longe a nossa mensagem de educação para a conservação através das tecnologias de comunicação. Em 48 horas, alunos de várias salas de aula, em diferentes países de diferentes continentes, entram virtualmente no Jardim Zoológico para refletirem sobre a atual perturbação no equilíbrio dos ecossistemas e como estes afetam os animais que compartilham o planeta connosco, bem como o que podemos fazer para reverter a tendência de extinção das espécies."




Visite o site do Jardim Zoológico e saiba mais sobre as sessões de videoconferência desenvolvidas pelo Jardim Zoológico ao longo do ano. Porque a Educação para a Conservação não tem  fronteiras.