Follow by Email

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

PLANTA DO MÊS | Jacaranda mimosifolia






Jacarandá

Jacaranda mimosifolia


Família | Bignoniaceae

Identificação

O Jacarandá é uma árvore ameaçada da flora da América do Sul, endémica da floresta do Noroeste, da Argentina à Bolívia. Apresenta folha caduca e de porte médio que pode atingir cerca de 15 metros de altura. 


Está classificada como Vulnerável pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) por ser uma espécie ameaçada da flora da América do Sul. A principal causa de ameaça é o abate para conversão dos terrenos em exploração agrícola.


É uma árvore caraterizada pela rusticidade, crescimento rápido e floração decorativa o que faz dela uma frequente opção em arruamento.



Flor e folha

A floração exuberante que caracteriza o Jacarandá pode ser apreciada ao longo de toda a primavera e inicio do verão (desde meados de abril a meados de junho). As suas flores lilases e em forma de pirâmide desenvolvem-se em inflorescências do tipo panícula.


O Jacarandá perde as suas folhas no inverno dando depois lugar á época de floração estende-se por toda a primavera e inicio do verão.





Floração do Jacarandá (Jacaranda mimosifolia)

Fruto

A frutificação ocorre no outono. Os frutos são lenhosos, discentes e achatados, fazendo lembrar a forma de uma "castanhola".



Fruto do Jacarandá (Jacaranda mimosifolia)



Curiosidade

O Jacarandá é das únicas espécies em que o nome comum é quase igual em todos os idiomas do mundo. Em França, no entanto, é também conhecida como Árvore-das-ostras por o fruto ao amadurecer, se entreabrir enquanto liberta as minúsculas semente que voam e dispersam.




Sem comentários: