NOVA CRIA DE GOLFINHO NO JARDIM ZOOLÓGICO



Vicky, uma fêmea de Golfinho-roaz que chegou ao Zoo no âmbito do Programa Europeu de Reprodução, foi mãe pela segunda vez na manhã do dia 15 de novembro de 2017, na maternidade do Centro de Vida Marinha do Jardim Zoológico. 
Com apenas duas horas de vida mamou pela primeira vez, tendo ultrapassado com distinção um dos primeiros desafios de um recém-nascido da sua espécie: respirar e mamar enquanto nada. A língua da cria está adaptada, através de vilosidades, para a melhor captação do leite, que a fêmea esguicha para o meio aquático, quando a cria está em posição de amamentação. Os jovens começam a ingerir alimentos sólidos por volta dos seis meses de idade e deixam o leite materno aos 12-18 meses. Acompanham a mãe para aprender a procurar alimento e a integrar-se no sistema social. 
Independente e comunicativo, o pequeno golfinho encontra novas formas de interagir com itens de enriquecimento ambiental e tenta imitar o comportamento da sua progenitora, sob o olhar atento dos seus treinadores.
O profissionalismo nos cuidados com mamíferos marinhos do Jardim Zoológico foi reconhecido pela European Association of Aquatic Mammals, juntamente com a associação internacional Alliance of Marine Mammal Parks and Aquariums.
Para o batismo da cria, o site do Jardim Zoológico disponibiliza a partir de 6 de maio uma votação, sendo propostos os seguintes nomes: Ricky, Anuki e Tory.


Se não conseguir aceder ao vídeo da cria acima, clique aqui.